Diamantino
Notícias – Prefeitura de Diamantino
Diamantino
14 de Março de 2026
Prefeito Chico Mendes visita Caixa Econômica Federal para apoio ao agronegócio e o pequeno produtor de Diamantino
Na terça-feira (10.03), o prefeito de Diamantino, Chico Mendes, esteve na Caixa Econômica Federal, em Brasília, para uma agenda institucional com Luiz Francisco Monteiro de Barros Neto, Diretor Executivo de Produtos de Varejo da Caixa Econômica Federal, voltada ao fortalecimento do agronegócio e ao apoio ao pequeno produtor rural do município.
O encontro teve como foco a busca por oportunidades, programa
Diamantino
Prefeitura de Diamantino realiza visita a complexo neurossensorial de referência nacional para planejar novo espaço de atendimento a crianças autistas
O prefeito de Diamantino, Chico Mendes e a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, realizaram visita técnica ao Complexo Neurossensorial Casa do Autista, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. A agenda teve como objetivo conhecer de perto a estrutura, o funcionamento e a dinâmica de atendimento de um espaço considerado referência nacional no cuidado especializado a crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Durante a visita, o prefeito e a secretária foram recebidos pelo ex-prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, gestor à frente do município no período em que o complexo foi idealizado e entregue à população. O espaço foi inaugurado em 2024 e é apresentado pela Prefeitura de Balneário Camboriú como um centro público especializado no diagnóstico e tratamento do TEA, com atendimento gratuito à população infantil autista do município, além de suporte às famílias e à rede escolar.
Acompanhados da Arquiteta e Urbanista da Prefeitura de Diamantino, Aline Andrade, no local foram observadas a estrutura física, a organização dos ambientes e a dinâmica de funcionamento de cada sala, planejada para atender necessidades específicas das crianças autistas. O complexo, que atende cerca de 200 crianças, conta com aproximadamente 3,8 mil m² e foi projetado para integrar diagnóstico, atendimento multiprofissional, medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação da rede escolar, centro de convivência e centro de altas habilidades.
Entre os ambientes visitados, estavam a sala de psicomotricidade, os consultórios, laboratórios, salas temáticas e a chamada “minicidade”, um ambiente lúdico que simula situações do cotidiano urbano e contribui para que a criança desenvolva habilidades de convivência, percepção espacial, autonomia e adaptação à rotina da cidade. Também foram conhecidos o jardim neurossensorial e a sala sensorial, voltados à estimulação dos sentidos como tato, visão, audição, olfato e paladar.
A visita faz parte de um processo de estudo conduzido pela gestão municipal para avaliar a implantação de um espaço adequado em Diamantino, voltado ao acolhimento, orientação e fortalecimento da rede de cuidado às crianças autistas e neurodivergentes.
O município já vem desenvolvendo ações voltadas à inclusão e ao apoio às famílias atípicas. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania realizou rodas de conversa, orientações sobre direitos, Benefício de Prestação Continuada, Carteira do Autista, cadastro de famílias, momentos de escuta e atividades de acolhimento dentro da campanha Abril Azul.
A Prefeitura também promoveu a ação TEAcolho – Cuidando de Quem Cuida, com programação voltada às mães atípicas, às crianças e às famílias, incluindo espaços de convivência, atividades recreativas, orientações, autocuidado e fortalecimento de vínculos.
Além disso, a própria estrutura da Secretaria de Assistência Social realiza formações especializadas no serviço público, com foco na inclusão de crianças, adultos e idosos com neurodiversidade e deficiências.
Para o prefeito Chico Mendes, avaliar uma experiência consolidada permite que Diamantino avance com responsabilidade, planejamento e boa organização nos futuros atendimento.
“Quando buscamos uma referência como a Casa do Autista, nós não estamos fazendo uma viagem apenas para conhecer um prédio. Estamos estudando e avaliando um modelo de cuidado. Queremos entender o que funciona, como os espaços são organizados, como as famílias são acolhidas e como a gestão pública pode oferecer um atendimento mais técnico e eficiente. Diamantino já avançou muito no olhar para as crianças autistas e neurodivergentes, agora estamos estudando os próximos passos para construir uma estrutura adequada à nossa realidade”, destacou o prefeito.
Chico Mendes também reforçou que a pauta exige seriedade, escuta e compromisso com as famílias.
“Cuidar de uma criança autista é cuidar também da família, da escola, dos profissionais e de toda a rede que está ao redor. Esse é um tema que precisa de sensibilidade, mas também de planejamento. Vamos ampliar um serviço com base, responsabilidade e que realmente ajude as pessoas”, completou.
A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, destacou que a visita contribui diretamente para o estudo de políticas públicas mais integradas em Diamantino.
“A Casa do Autista mostra que o cuidado precisa ser pensado de forma ampla. Não é apenas uma sala, não é apenas um atendimento isolado. É um conjunto de espaços, profissionais, orientações e estratégias que ajudam no desenvolvimento da criança e também fortalecem a família. Em Diamantino, nós já temos desenvolvido ações de acolhimento, escuta e orientação, e essa visita amplia nossa visão sobre o que podemos construir para avançar ainda mais”, afirmou a secretária.
Segundo Jaqueline, o município tem buscado fortalecer uma rede de apoio que respeite as particularidades de cada criança e de cada família.
“As famílias atípicas precisam se sentir vistas, respeitadas e amparadas. A gestão municipal tem esse compromisso. Estamos estudando caminhos para que Diamantino tenha um espaço preparado, acolhedor e adequado, que dialogue com a saúde, a educação e a assistência social”, completou.
Completando a agenda, também ocorreu uma visita ao ex-vereador Joceli Nazari também sobre iniciativas voltadas à saúde.
-
Cuiabá5 dias atrásAções de tapa-buracos interditam quatro espaços da UFMT em Cuiabá
-
Cuiabá5 dias atrásMerendeira de Cuiabá disputa concurso nacional de alimentação escolar
-
Cuiabá5 dias atrásAções de tapa-buracos interditam quatro espaços da UFMT em Cuiabá
-
Cultura6 dias atrásMuseu paraense abriga uma das maiores coleções de mamíferos do mundo
-
Polícia5 dias atrásApós ser autuado, delegado tem prisão decretada por tentativa de homicídio de investigador da PC
-
Várzea Grande6 dias atrásVárzea Grande intensifica manutenção viária com tapa-buracos e patrolamento em cinco regiões
-
Primavera do Leste4 dias atrásCavalgada da Semana do Cavalo reúne comitivas e celebra tradição em Primavera do Leste
-
Cultura6 dias atrásCircuito Literário no RN vai promover a leitura em cidades do interior








